- Cirurgia Odontológica
A cirurgia é uma especialidade que possui ampla abrangência na odontologia. O procedimento mais comumente realizado nos consultórios é a remoção dos dentes do siso, de dentes fraturados ou de dentes que sofreram enorme destruição causada por cárie ou associada à periodontite. Na nossa clínica, buscamos realizar este procedimento de forma a minimizar o desconforto para o paciente.
- Clareamento Dental
O Clareamento Dental consiste no branqueamento dos dentes e pode ser realizado por duas técnicas diferentes: clareamento caseiro ou clareamento de consultório.
Por meio de um exame detalhado, o cirurgião dentista pode indicar a melhor técnica para cada caso e explicar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
O clareamento, independentemente da técnica utilizada, é extremamente seguro, porém deve ser sempre supervisionado por um cirurgião dentista, evitando o uso indiscriminado de produtos que, em altas concentrações ou utilizados de forma errada, podem gerar danos à estrutura dentária.
- Clínica Geral Odontológica
Na clínica geral, podemos diagnosticar doenças e indicar os tratamentos que deverão ser realizados, com base em exame clínico e exames complementares como, por exemplo, o Raio X.
Após diagnosticado o problema, o cirurgião dentista pode realizar o tratamento no próprio consultório ou indicar um especialista de sua confiança para o tratamento.
- Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dental. A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmara pulpar e pelo canal radicular.
A Cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Pode-se citar, como causas ou fatores que podem levar à realização do tratamento endodôntico, os traumatismos dentários, a inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, a necessidade protética, abrasões dentárias, entre outras.
A necessidade de intervenção endodôntica não está totalmente associada à presença de dor. Muitas vezes, um dente assintomático pode necessitar de tratamento de canal, pois sua polpa pode estar necrosada por algum motivo específico, como trauma oclusal por exemplo.
Em alguns casos, a intensidade da dor pode estar relacionada à uma inflamação irreversível do nervo. Nestes casos, é imprescindível uma visita ao endodontista (cirurgião dentista especializado em tratamento de canal), para a realização de teste clínicos que determinarão a necessidade ou não do tratamento de canal.
- Estética Odontológica
Um sorriso perfeito e saudável pode abrir muitas portas na vida. Para manter esse sorriso bonito, utilizamos em nosso consultório restaurações de cerâmica e resina de última geração.
Na odontologia estética, podem ser incluídos os seguintes tratamentos: coroas de cerâmica metalfree (sem metal), facetas, clareamentos, restaurações de resina, prótese parcial removível estética (sem metal - Deflex).
Com resinas de última geração, podemos proporcionar restaurações praticamente imperceptíveis, eliminando ao máximo a linha que limita a restauração e o dente.
Com a confecção de coras metalfree, conseguimos dar mais naturalidade às próteses, eliminando o desconforto visual gerado pelo aparecimento do colar metálico na cervical dos dentes, o que pode acontecer, no caso das coroas metalocerâmicas.
- Implantodontia
O implante é o que a odontologia desenvolveu de mais moderno para a substituição de um ou mais dentes perdidos. Funciona basicamente como uma raiz artificial e, sobre essa raiz, é instalada uma peça protética, que pode ser unitária, múltipla ou total.
O procedimento de implante é realizado em duas fases. A primeira é a fase cirúrgica, em que é feita a fixação de um pino de titânio, material com excelente característica de bio-compatibilidade, no osso da maxila ou da mandíbula. A segunda é a fase protética, em que ocorre a colocação da coroa dentária propriamente dita.
- Laserterapia
O laser é um dispositivo que, quando excitado por energia, torna-se uma fonte de luz com vários comprimentos de ondas, que lhe dão propriedades terapêuticas. Essa terapia é considerada um grande avanço na área da saúde, pois, com seu advento, torna-se possível auxiliar e complementar os diversos tratamentos odontológicos.
A laserterapia pode ajudar no alívio de dores e na cura de diversas patologias. Pode ser benéfica para o tratamento de hipersensibilidade dentária, dores de pré e pós operatório, aftas, bioestimulassão óssea, etc. Ela ainda pode auxiliar na reparação tecidual, redução de edemas, na hiperemia (efeito anti-inflamatório e normatizador circulatório), dentre outras indicações.
- Periodontia
A periodontia é a especialidade que trata da gengiva e das estruturas de suporte do dente (osso, ligamento periodontal, etc).
Doenças como a gengivite e a periodontite, quando diagnosticadas, podem ser tratadas de modo a evitar desconfortos como a halitose, o sangramento gengival, dores ou até mesmo, nos casos mais severos, a perda do dente.
- Prevenção
A melhor maneira de evitar problemas na dentição, ainda é a prevenção. No entanto, essa prevenção deve ser realizada pelo próprio paciente (escovação, fio dental, enxaguatório bucal) e/ou pelo cirurgião dentista (orientação da higiene bucal, aplicação de flúor e remoção de tártaros e placas bacterianas).
Com a prevenção realizada no consultório dentário é possível evitar o surgimento de cáries, halitose (mau hálito) e doenças periodontais (sangramento gengival e bolsas periodontais).
Realizando visitas periódicas a cada seis meses, o paciente consegue manter a saúde bucal saudável e, consequentemente, diminuir o tempo e custo com o tratamento dentário.
© 2013 Todos os direiros reservados.